Jool/pt
Jool é um gigante de gás e o sexto planeta do Sistema Kerbol. É análogo a Júpiter para o Kerbal Space Program. Excluindo Kerbol, Jool tem o maior diâmetro e maior massa de todos os corpos celestes. Apesar do fato que a sua distância de Kerbin faz com que seja difícil de alcançar, é um dos alvos mais atraentes para missões, devido ao seu sistema grande e complexo de cinco luas: Laythe, Vall, Tylo, Bop e Pol.
Atmosfera
Embora Jool tenha um raio dez vezes maior do que Kerbin, a sua atmosfera começa apenas duas vezes mais alta (138,2 km). É extremamente densa, bem adequada para aerofrenagem a partir de uma intercepção interplanetária de alta velocidade. Em uma órbita logo acima da atmosfera, o período é de 94,74 minutos, a uma velocidade de 6,785 m/s. Normalmente não é necessário ir inferior a 100 km para fazer a aerofrenagem. Em geral, a pressão atmosférica de Jool a uma altitude em metros é a seguinte:
Mais perto da superfície, a física do jogo começa a quebrar. Devido à sua atmosfera muito espessa, a velocidade terminal é tão baixa que as naves mais leves não precisam sequer de paraquedas e retrofoguetes. Não é impossível pousar em sua superfície sólida, embora espaçonave sejam inevitavelmente e invariavelmente devoradas pelo Kraken. Se a embarcação for muito pequena, pode sobreviver ao pouso, mas as partes irão explodir uma vez que estão abaixo da superfície de 100 metros. A mensagem "... collided with Cloud" será exibida no resumo da missão.
Se um kerbonauta é colocado em EVA, ele não vai ser destruído, tornando um desembarque de sacrifício possível. No entanto, como pode ser visto perto do fim deste video, o Kerbonaut vai começar a tremer incontrolavelmente. Isso só acontece na aceleração de tempo 4x. O jogo irá mais tarde falhar e cortar para uma tela preta com o altímetro passando por números rapidamente. A menos que o jogo seja reiniciado, a atmosfera de Kerbin estará ausente.
Esta falha, apesar de mais comum em Jool, não é exclusiva de Jool, e pode até mesmo ser experimentada em Kerbin em situações extremas, por exemplo, indo em EVA a partir de um avião a alta velocidade. Isto aconteçe muito raramente fora de Jool, o que torna gravações disso muito raras.
Satélites Naturais
Jool tem cinco, cada uma com um plano orbital bem alinhado com o plano orbital de Jool:
- Laythe, uma lua oceânica, e a única lua com uma atmosfera. É a mais próxima de Jool e a segunda maior de suas luas. Devido à sua alta velocidade orbital, é um pouco difícil de alcançar. Ao lado de Eve, seu tamanho e composição a tornam o corpo celeste mais parecido com Kerbin.
- Vall, uma lua de gelo, a terceira maior e a segunda mais próxima das luas de Jool. Sua trajetória e velocidade orbital estão quase exatamente entre Laythe e Tylo.
- Tylo, uma lua rochosa, tem gravidade semelhante a Kerbin e o terreno semelhante à Mun. Tem a maior esfera de influência das luas de Jool, tornando-a fácil de alcançar, mas chegar à órbita e superfície é excepcionalmente difícil, devido à sua grande gravidade e falta de atmosfera.
- Bop, um asteróide capturado, é a quarta maior das luas de Jool. Devido à sua distante órbita irregular e baixa densidade, é também difícil de alcançar.
- Pol, em homenagem a um grão de pólen a que se assemelha, é a menor e mais distante lua de Jool. É amarela e verde, e seu terreno é rochoso e irregular, com altas montanhas pontiagudas.
Laythe, Vall, e Tylo estão em uma ressonância Laplace, com períodos orbitais de 1:2:4, respectivamente. Apesar do fato de que as luas podem facilmente ofuscar tanto uns às outras e a Jool, elas não o fazem.
Galeria
Curiosidades
- Jool tem praticamente o mesmo raio equatorial, quanto os planetas Terra e Vênus.
- O pôr e nascer do sol sobre Jool têm um tom marrom amarelado.
- Como as de Jool, as três mais próximas luas de Júpiter (Io, Europa e Ganimedes) têm uma ressonância de Laplace de 1:2:4.
Alterações
- Adicionada uma lua nova mais distante, chamada Pol.
- Versão inicial